Como Abrir uma Franquia de Alimentação

31 de maio de 2017

Você sabe como abrir uma franquia de alimentação?

Se tem um negócio que não sai de moda, com certeza é o ramo da alimentação. Seja para almoço nos intervalos do expediente ou em momentos de lazer, muita gente busca por alternativas para comer fora. E isso pode garantir boa rentabilidade aos investidores do segmento.

É por essa razão que sempre surgem novos empreendedores no mercado. E optar por uma franquia ajuda a conquista do sonho de ter a própria empresa ficar ainda mais fácil. É possível aproveitar um modelo de negócio já testado e aprovado e uma marca sólida, com público fiel.

Mas como abrir franquia de alimentação de sucesso? Como escolher a opção para investir entre as mais diversas oportunidades oferecidas pelo mercado? Trouxemos algumas dicas para quem deseja iniciar no ramo e quer saber como tomar a melhor decisão.

 

Pense no produto

O que você está vendendo? Tem certeza? Pense mais: de que forma o público vê o seu produto? Você vende alegria, sofisticação, estilo de vida saudável? É a facilidade de não precisar cozinhar por um preço acessível?

Analise esse detalhe e você saberá posicionar o seu produto para o mercado. Por exemplo: de nada adianta vender um hambúrguer “gourmet” a quem acha que um McDonald’s vale mais a pena. Instalar o ponto ao lado de uma academia tambémpode não ser boa ideia. Essas pessoas certamente estão tentando fugir desse tipo de alimentação.

Selecione o ponto de venda com inteligência

Como dito anteriormente, a localização do ponto de venda do produto é a palavra-chave de um bom negócio. Imagine o público da região que está acostumado a consumir por preços inferiores e tem baixíssima renda. Pode não ser a melhor opção abrir uma unidade do Outback, que tem tíquete-médio mais alto, não é mesmo?

Também não é interessante estar localizado em áreas de risco ou com pouca visibilidade dos transeuntes. Estude todas as variáveis e verifique se a franqueadora dá esse tipo de consultoria ou restringe as regiões.

Dessa forma, você terá informações importantes antes de fazer essa escolha tão crucial para o sucesso do negócio. Se quiser saber como abrir franquia de alimentação, leve tudo isso em consideração.

Escolha o melhor modelo

Quiosque, loja pop up, food trucks, restaurantes? São várias opções que agradam desde o capital para investir ao local onde a franquia estará localizada. Veja como o seu público se comporta diante das diferentes opções e pense qual delas seria a mais convidativa.

Fique de olho nas tendências

 

Ultimamente, a sociedade vem se preocupando bastante com a qualidade da alimentação. Isso tanto do ponto de vista da saúde quanto do sabor. Por isso, verifique se a franquia que você deseja franquear atende a um desses fatores.

É importante também saber diferenciar tendências duradouras – como a comida japonesa – de ondas passageiras – como o frozen yogurt, paletas mexicanas, etc.

Para isso, analise como as pessoas ao redor se comportam com a franquia. Ela vende sofisticação, uma escolha inteligente ou apenas a “nova onda”? Quando essa temporada passar, ela terá solidez?

 

Estude a franqueadora

 

Tem muita empresa por aí que sobrevive mais da conquista de novos franqueados que do sucesso do próprio modelo de negócio. Isso pode te deixar com dificuldades para vender os produtos que ela oferece e ganhar bons rendimentos depois. Por essa razão, avalie antes como ela trabalha e todo o suporte que dá aos empreendedores.

Procure entender como a franqueadora está avaliada pelos seus franqueados nos selos de excelencia da ABF e também na avaliação do anuário de franquias da Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios que é realizado pelo Serasa.

Procure conversar tanto com empresários que optaram pela marca e tiveram sucesso quanto os que fracassaram com ela. Procure entender se os casos de fracasso são se repetem frequentemente e são os mesmos.

Dessa forma, você conseguirá ter uma visão mais ampla de como funciona esse modelo de negócio.

 

Concluindo…

Saber como escolher uma franquia de alimentação é fundamental para garantir o sucesso do seu negócio. Por isso você não deve deixar nenhuma informação de lado. É normal se empolgar com todas as possibilidades apresentadas pelos franqueadores, mas é necessário ter cuidado, pois é com o seu dinheiro que está lidando, não é?

Pesquise e estude as várias opções. Com maior informação, você se protege das perdas e garante maior retorno. O trabalho é intenso, mas os ganhos tendem a ser bem satisfatórios.  A Academia do Franqueado te deseja boa sorte! E, se precisar de mais informações, pode contar conosco.

EBOOK GRÁTIS: POR QUE AS FRANQUIAS QUEBRAM? OS 7 MOTIVOS.

Preencha com seu nome e e-mail e baixe seu ebook grátis!