Franquia é um Negócio Lucrativo?

17 de maio de 2017

Provavelmente você já deve ter pensado em investir numa franquia e pode ter se perguntado: Franquia é um negócio lucrativo?

Hoje em dia são inúmeras as pessoas que procuram gerar renda por meio do empreendedorismo, e mesmo com força de vontade e empenho, sabemos que os desafios são muitos e vencer nesse meio para conquistar um negócio lucrativo e rentável nem sempre é algo tão fácil de conseguir.

Contudo, a franquia corresponde a uma forma de empreendedorismo que vem se mostrando uma ótima opção,  algumas vezes até barata com a entrada das microfranquias. Em geral as franquias se apresentam lucrativas e eficazes para quem deseja obter o seu negócio próprio, isso se fizer a “lição de casa” e souber ser um excelente operador do negócio.

No post de hoje, você vai aprender mais sobre o que são as franquias, e ficará por dentro das principais vantagens e desvantagens desse sistema de negócios. Queremos aqui ter dar informações básicas para que voce consiga responder a pergunta que muitos nos fazem: Afinal, Franquia é um negócio lucrativo?

Confira a seguir!

 

O que é Franquia? Franquia é um negócio lucrativo hoje em dia?

 

Franquia nada mais é do que um sistema de negócio no qual uma empresa, FRANQUEADORA, cede a um terceiro, chamado de Franqueado, os direitos de uso da Marca, Distribuição de produtos e/ou Serviços e utilização de um Sistema de Operação e Gerência de um Negócio.

O Franqueado passa a ter direito de usar a marca e explorar a venda de produtos ou serviços de uma determinada empresa, mediante condições que são firmadas em um contrato de franquia.

Muitos confundem franquias com licenciamento, abrir uma franquia não representa apenas adquirir uma licença para uso da marca. A principal diferença é de que no sistema de franquias o franqueado explora não apenas a marca ou o produto, mas todo o modelo de negócio que a detentora da marca oferece.

A franquia na verdade representa uma forma mais simples, prática e com menor risco para você obter o seu negócio próprio, com a facilidade de já contar com uma marca conhecida no mercado para alavancar as vendas de forma rápida e eficiente.

 

Principais vantagens e desvantagens das franquias

Vantagens

Dentre as principais vantagens que você pode contar ao obter uma franquia para iniciar um negócio lucrativo e rentável, estão:

  • Modelo de negócio reconhecido no mercado: A partir do momento em que você abrir uma franquia, o seu negócio já contará com uma marca e um sistema de negócios já testado no mercado, o que lhe oferecerá um menor risco e possibilidade de retorno em um  espaço menor de tempo;
  • Capacitação: Com a franquia você poderá ter acesso a treinamentos e manuais onde é transmitido o know how do franqueador, o que irá ajudá-lo a se capacitar e, consequentemente a entender melhor como operar em seu mercado de atuação.
  • Suporte em relação a estrutura física: Quando você abre uma franquia, o franqueador normalmente lhe fornece um checklist com a listagem dos materiais e serviços necessários para você implantar o seu negócio lucrativo e com o pé direito.
  • Fornecedores: Uma das vantagens que a franquia oferece é a escala que é a possibilidade de você manter relação com bons fornecedores, fazer melhores negociações , ter custos menores, o que torna o modelo de franquia mais lucrativo para o pequeno empresário. Quanto mais a rede que representa a marca cresce, mais elevado se torna o seu poder de negociação, o que contribui para potencializar os resultados do seu negócio.

 

Desvantagens

Como principais desvantagens dessa forma de negócio é possível citar:

  • Falta de liberdade que o franqueado terá em seguir o seu próprio modelo de negócio, uma vez que o franqueador já tem esse modelo traçado e você terá apenas que segui-lo.
  • Remuneração de taxas: Em troca da exploração da marca e de todo know how transmitido o franqueado é obrigado a remunerar a franqueadora com taxas. As mais comuns são taxa de franquia paga na assinatura do contrato de franquia pelo direito de explorar a marca, os royalties que são cobrados mensalmente e o fundo de promoção ou de propaganda que é uma verba revertida para o marketing da marca.

 

Franquia pode sim ser um negócio lucrativo

Como pode notar, a franquia nada mais é do que um sistema de negócios ideal para quem busca por um negócio lucrativo, sem ter que participar de todo o processo de formatação, amadurecimento, e principalmente para quem não quer correr riscos tão elevados investindo em um negócio ainda não testado.

Investir em uma franquia não te dá a certeza de um negócio lucrativo mas aumenta significativamente suas chances de ser bem sucedido devido aos motivos que já explicamos acima.

Agora basta avaliar as vantagens e desvantagens desse modelo de negócio e decidir se a franquia é uma boa alternativa para satisfazer o seu espírito empreendedor.

Para saber porque as franquias quebram e podem não se tornar um negócio lucrativo BAIXE AQUI NOSSO EBOOK.

 

EBOOK GRÁTIS: POR QUE AS FRANQUIAS QUEBRAM? OS 7 MOTIVOS.

Preencha com seu nome e e-mail e baixe seu ebook grátis!