A gente se acostuma! Mas não deveria…

22 de fevereiro de 2018

A gente se acostuma!

A gente se acostuma a ouvir que o varejo está péssimo, que o turnover dos funcionários é alto e que não é comum bater metas. Mas isso tem que parar.

Se você possui uma franquia ou pensa em abrir um novo negócio, alguns conceitos precisam nascer antes (ou junto) da ideia de empreender. E, dois destes conceitos importantes são TC e TM. Duas siglas que fazem a diferença em todo negócio, em qualquer categoria.

Mas vamos por partes. Primeiro, vamos à teoria:

TM: Tíquete Médio. É o valor médio de todas as vendas que você realizou, considerando inclusive que haja mais de um item por venda.

TC: Total de Cupons (ou cuponagem como muito chamam). É a quantidade de cupons emitidos, relaciona quantas pessoas passam no seu ponto, independente do valor que elas gastam.

Mas, você pode estar se perguntando, para que eu uso isso? Então vamos à prática.

O que muitas franqueadoras não explicam a você é que, TODO DIA, VOCÊ PRECISA SABER O QUANTO TEM QUE VENDER.

Sim, não adianta saber o total do seu mês, você precisa programar o dia. E isso não pode ser segredo! Você tem que compartilhar isso com seus vendedores e ajuda-los a pensar nisso. É assim que você acaba com o fantasma da crise.

Se você entender quantas pessoas passam pelo seu ponto (TC) e quanto cada um gasta (TM), você começa a entender se precisa atrair mais clientes ou aumentar o valor gasto por cada um deles. Parece simples, e é. Só assim você envolve a sua equipe nas metas, consegue transmitir aos vendedores o quanto cada um faz parte do resultado e isso mexe diretamente com futuro de todo mundo em seu negócio.

Gostou? Então, tem uma planilha bacana onde você pode aplicar esses conceitos e avaliar a meta individual dos seus vendedores, dividindo com eles as informações que podem ter acesso. É uma planilha básica, para iniciar o seu entendimento no assunto, que vai te ajudar à melhorar o SEU varejo, diminuir o turnover ao envolver os seus funcionários e, consequentemente, bater as metas.

Parece meio óbvio dividir isso junto com a sua equipe, mas na correria e na crise, acabamos por esquecer do básico.

Semana que vem, vamos conversar sobre micro campanhas e os conceitos de Atração e Retenção, pois o que a gente tem que se acostumar é com o Sucesso!

Boas Vendas

 

 

Créditos: Anna Sophia

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